Ep. 1: As Boas Práticas Esportivas / LFAO – Liga de Futebol Amador de Osasco
19/07/2016

Por Ricardo Paolucci

Dou início a esta série apresentando uma entidade pela qual tenho muita admiração e respeito. Tive a oportunidade de conhecê-los há 6 anos e, desde então, virei fã desse trabalho.

Localizada em Osasco (SP), foi pioneira ao ter o 1º projeto da cidade aprovado (2010) e executado (2011) com recursos da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Nos anos seguintes, ampliou seu escopo com os projetos aprovados na Lei Paulista de Incentivo. Devido à seriedade de sua gestão e transparência dos processos, consegue manter fiéis seus principais patrocinadores, como: Vivo, Eletropaulo, Amanco, Meritor, Ambev, Arcelor Mittal e Belgo Bekaert.

Composta por pessoas que combinam simplicidade, humildade e enorme dose de competência, a LFAO é a maior liga amadora de futebol do país. Comandada pelo seu incansável e diferenciado presidente Carmônio Bastos – e dos não menos importantes Frederico Ozanan e Erivaldo Santos – possui diversos projetos de inclusão e participação da população por meio de atividades esportivas. Entre os principais, destacam-se:

**Copa Incentivo de Futebol**

Com a participação de 2.800 pessoas diretamente beneficiadas, os campeonatos da LFAO se tornaram referência na região. Utilizando-se de 12 campos de futebol (alguns recentemente reformados em parceria com a prefeitura) e com número impressionante de 112 equipes, mais de 300 partidas ocorrem ao longo do ano. A disciplina e a presença dos familiares na torcida são os pontos fortes deste projeto.

**Escola de Futebol LFAO – Quem ama, cuida**

Considerada a “cereja do bolo”, permite a prática da atividade física – orientada por profissionais de educação física –, para 1.200 crianças diretamente beneficiadas, preferencialmente àquelas em condições de vulnerabilidade social e obrigatoriamente matriculadas na rede de ensino. A educação pelo esporte, transmitida pelos seus valores inerentes como disciplina, determinação, respeito ao próximo e às regras, são os conceitos norteadores aplicados aos alunos.

Finalizo parabenizando a todos que contribuem para manutenção destas ações. Um exemplo de sucesso que envolve os três setores da sociedade – União-Estado-Município / Iniciativa Privada / Terceiro Setor - em benefício direto à população local. A LFAO nos mostra que é possível, sim, atuar corretamente na gestão dos recursos públicos.

Vídeo 1: Desenvolvimento das Atividades:

https://www.youtube.com/watch?v=oZBMIi9GliI

Vídeo 2: Entrega dos Uniformes:

https://www.youtube.com/watch?v=3C8yl715JrY&feature=youtu.be

Site da LFAO:

http://www.lfao.com.br/index.php